Çciclopédia:Acolhimiento para lhusófonos
Esta página é dirigida aos descíclopes que querem colaborar neste projeto.
Atalho: CP:AL |
---|
O que é o mirandês?[eiditar]
O mirandês é uma língua românica falada por cerca de quinze (15) mil pessoas no extremo nordeste de Portugal.
Pertence ao grupo asturo-leonês que engloba a língua falada durante a Idade Média no antigo reino de Leão. Mas enquanto que, com o passar dos séculos, a língua quase desapareceu do lado espanhol da fronteira, do lado português persistiu até aos dias de hoje, principalmente no concelho de Miranda do Douro.
O mirandês foi amplamente estudado pelo linguista português José Leite de Vasconcelos nos finais do século XIX e inícios do século XX, sendo oficialmente reconhecido pela Assembleia da República portuguesa em 1999. No mesmo ano, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Miranda do Douro e do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, foi aprovada a Convenção Ortográfica da Língua Mirandesa que, com a Adenda de 2000, fixou as regras ortográficas desta língua irmã.
O que é a Çciclopédia?[eiditar]
Çciclopédia é a designação da Desciclopédia mirandesa. Tal como todos os outros projetos da Fundação Uncyclomedia, a Çciclopédia depende do trabalho de muitos voluntários que dedicam uma parte do seu tempo ao aumento e melhoria constante desta enciclopédia em língua mirandesa.
O modo de funcionamento geral da Çciclopédia é exatamente o mesmo da Desciclopédia lusófona, mas como é evidente, aqui todos os textos estão redigidos em lhéngua mirandesa. Um lusófono não terá dificuldades de maior em ler e entender um texto mirandês. No entanto, escrever com um mínimo de correção é um desafio demasiado ambicioso para quem não domina a língua.
Como posso colaborar não sabendo mirandês?[eiditar]
Um lusófono que não saiba mirandês, conseguirá ainda exercer na Çciclopédia qualquer trabalho que não implique redigir texto enciclopédico: enfim, quase tudo o descrito em Ajuda:Guia de edição que se aplique a Çciclopédia.